top of page
Produção e Licenciamento de Conteúdos

Desde o início, a Netflix depende de licenças para poder disponibilizar os conteúdos criados por outras produtoras no seu serviço. Assim, a empresa adquire os direitos de distribuições de conteúdos a estúdios de televisão e cinema, com o compromisso de os ter disponíveis para reprodução na sua plataforma durante todo o tempo do contrato. A exclusividade destes contratos é algo que as empresas de distribuição tencionam adquirir e que normalmente é mais cara que os de não-exclusividade.

Para além do licenciamento de conteúdos para reprodução, a Netflix iniciou, em 2013, a produção de conteúdos originais para poder disponibilizar aos seus utilizadores na sua plataforma. Ao afirmar que as suas séries são originais, a empresa compromete-se a não influenciar o guião das séries, passando estas da fase de aprovação para a fase de produção, sem que seja necessária uma fase de desenvolvimento. Algumas das séries originais foram já distinguidas com um prémio Emmy, como as séries Orange Is The New Black e  House of Cards, tendo esta última ganho também um Golden Globe.

Assim, a Netflix revolucionou também a indústria de produção de séries ao optar por disponibilizar aos seus utilizadores uma temporada por inteiro, ao invés de lançar episódio a episódio, como a indústria tradicional. Desta forma, os utilizadores podem ver os conteúdos sem pausas e a série não é influenciada pelas audiências, já que a empresa não revela dados sobre as mesmas.

bottom of page