A Netflix possibilitou a toda a sociedade mundial o acesso a conteúdos que podem ser visualizados em qualquer sítio e em qualquer dispositivo, o que demonstra a portabilidade deste serviço e o quão fácil é utilizá-lo.
Existem várias famílias que já não possuem os tradicionais serviços de TV pagos e que preferem ter o serviço da Netflix em casa. Este é o próximo desafio desta empresa e, nos Estados Unidos, continua a revolucionar o mercado das telecomunicações juntamente com outras empresas que prestam serviços de video on demand.
Nos Estados Unidos da América, já que a expansão na Europa está a ser mais retardada, muito devido ao licenciamento dos conteúdos. Podemos verificar na figura seguinte a comparação, ano após ano, dos retornos para a Netflix, para a Disney, dona das redes por cabo ESPN, canais Disney e ABC Family, a CBS, a Time Warner que detém CNN, HBO e Cinemax e ainda a FOX.
Como podemos verificar, os retornos que a Netflix obteve ao longo dos anos são muito superiores a todos os outros (cerca de +157\%), enquanto que a Disney é a única destas empresas com retorno positivo de pouco mais de 15%.
Impacto social do serviço
Netflix
A Netflix é uma autêntica história de sucesso digital. Começada há cerca de 17 anos com um sistema de subscrição de DVD, esta empresa conseguiu tirar proveito da rápida evolução da tecnologia móvel e ainda melhorar velocidades de Internet, para se tornar uma das maiores redes de distribuição do planeta. O sucesso da Netflix é um excelente exemplo de um termo conhecido como "destruição criativa". que é descrito como o processo de mutação industrial que revoluciona a estrutura económica internamente, destruindo o antigo processo industrial e criando uma nova estrutura.
O gráfico à esquerda demonstra como a Netflix extinguiu o mercado de aluguer de VHS/DVD, afundando empresas como a BlockBuster. Como podemos verificar na figura, nessa data existiam mais de 80.000 funcionários em todo o país em 1985 e este número mais que duplicou para 170.000 no início de 1999. A Blockbuster era a empresa dominante na indústria e empregava quase 60.000 empregados nas mais de 9.000 lojas no pico do seu sucesso em 2004.
Mas, na última década, o emprego em aluguer de VHS/DVD colapsou de 153.000 empregos, em 2005, para menos de 11.000, em Maio de 2015, o que significa uma redução de 93\% em apenas uma década. Esta é a maior percentagem de declínio de emprego alguma vez vista neste país.